Contos Peregrinos apresenta três histórias baseadas em contos populares de três diferentes países: “Guajojó, o Pássaro”, da Bolívia; “O Menino e a Baleia”, do Japão; e “Niamana, uma Menina Angolana”, de Angola. Estas histórias são trazidas e levadas por personagens em constante movimento, que perambulam pelo palco entrelaçando a narrativa com suas músicas, seus trajes, suas vivências e seus sonhos. O espetáculo coloca em cena tramas cheias de humor, lirismo e poesia, em que os personagens perambulam pelo palco, entrelaçam suas narrativas migrantes e trazem a possibilidade de conhecer histórias de povos que pareciam distantes.
“Guajojó, o Pássaro”, Bolívia - história trágica de amor da filha de um cacique. Seu pai, contrário ao romance, acaba por matar seu pretendente por não o considerar digno. A descoberta do crime gera consequências inesperadas.
“O Menino e a Baleia”, Japão - conto tradicional japonês que apresenta a história do pequeno Yukio, um menino que não entende por que seu pai caça baleias. Um dia ele tenta salvar sozinho uma baleia encalhada. Sua atitude vai movimentar a todos na aldeia de pescadores.
“Niamana, uma menina angolana”, Angola - a lenda conta a História de Niamana, uma menina da tribo de Tchokwe, que vive às margens do rio Zambeze. Ela ajuda o feiticeiro Tahi a encontrar o "cestinho de adivinhação" o qual utilizava para curar os enfermos e prever o futuro dos aldeões.
Texto e Direção: Milene Perez e Wanderley Piras
Atuação: Ricardo Dutra, Milene Perez, Wanderley Piras
Caixas cenográficas e Bonecos: Sergio Serrano
Cenografia: Wanderley Piras
Consultoria sobre migração internacional e refúgio: Wendy Villalobos
Direção de Produção: Wendy Villalobos
Direção Musical e Trilha Original: Ricardo Dutra
Costureira: Judite de Lima
Edição de Vídeo do Espetáculo: Gabriel Bueno
Figurino: Milene Perez
Iluminação: Ricardo Silva
Máscaras: Thiago Paiva
Produção Audiovisual: Cigarra Filmes, Carina Barros, Julia Sprecher, Sábia da Flauta, Vicente Otávio e Vitor Campanario
Cenotécnica: Jorge Ferreira Silva, Lara Gutierrez, Deoclécio Alexandre
Produção Executiva: Gabriel Bueno